quarta-feira, 16 de julho de 2014

Técnicas de redação: a descrição, a narração e a dissertação.



Olá, pessoal, tudo bem por aí ?

Hoje vamos falar um pouco mais sobre redação. O tema que eu quero comentar com vocês são os tipos de texto que podemos usar em redações.

Há ainda algumas dúvidas que gostaríamos de esclarecer, e o pessoal do vestibular e os de universidades têm muitas que ficam pipocando na mente, não é, não ?


Bem, podemos destacar basicamente três tipos de texto na prosa: o texto descritivo (descrição), o texto narrativo (narração) e o texto dissertativo (dissertação).


O texto descritivo é uma imagem que criamos através das palavras. Quando elaboramos este tipo de texto, nós tentamos fazer com que o leitor crie esta imagem na sua mente, para que ele saiba como ambientes, pessoas, animais, coisas, sentimentos, pensamentos ou circunstâncias são.

Este é um tipo de texto que foi muito utilizado na literatura, principalmente quando não tínhamos os recursos visuais de que dispomos hoje (fotos e vídeos), provenientes da televisão ou das mídias digitais. Um escritor do séc. XIX, por exemplo, dedicava vários trechos de seus romances para descrever personagens, lugares, objetos e situações, para que o leitor pudesse ter o máximo de detalhes da cena que eles tentavam mostrar através das palavras.


O segundo tipo de texto é o narrativo. Narrar é simplesmente contar um ou mais acontecimentos. Os textos narrativos podem ser uma redação, um conto, uma novela, um romance, uma crônica ou qualquer outro que mostre uma sequência de acontecimentos. É o famoso contar uma história.

A narração tem alguns elementos importantes: as personagens, o espaço (local onde a ação acontece), o tempo, o narrador, o discurso, entre outros.

Normalmente, a narração encontra-se permeada de descrições diversas, que dão um colorido ao texto. Neste caso, dizemos que temos um texto narrativo-descritivo. Muito raro encontrarmos um texto inteiro dedicado somente à descrição, mas narrações são sempre associadas a elementos descritivos.


Finalmente, o texto dissertativo. Este é o que mais está em voga no momento.

A dissertação é uma exposição escrita a respeito de um tema proposto. 

Destacamos que existem dois tipos básicos de dissertação: a subjetiva e a objetiva.


A dissertação subjetiva mostra um tema abordado pelo autor, em que são explicitadas as suas opiniões a respeito do assunto, o que mostra que ela tem um reflexo pessoal das ideias de quem escreve.


A dissertação objetiva tem por objetivo a análise de um assunto com a finalidade de convencimento do leitor. Ela é impessoal, deve ser baseada em argumentação lógica, para que o autor consiga chegar a uma conclusão que conquiste a adesão de quem lê. Também é conhecida como texto dissertativo-argumentativo. Este é o texto mais solicitado em redações de vestibular  e em trabalhos acadêmicos (e o mais difícil e elaborado), porque faz uma análise racional sobre um assunto.

Este texto é baseado no sistema cartesiano, criado pelo filósofo e matemático francês René Descartes, que se divide em três partes:

a)   Introdução: nesta parte o autor apresenta qual será o tema ou problema a ser abordado e explica em linhas gerais como vai trabalhar este tema;

b)   Desenvolvimento: este é o momento de demonstrar a argumentação. O autor apresenta argumentos e a análise do tema, o que proporciona os elementos que procuram convencer o leitor;

c)    Conclusão: neste momento do texto, o autor retoma o problema (o tema), repassa rapidamente a sua argumentação e dá a conclusão a que ele chegou ou a solução do problema. Nela, o autor deve atingir a sua meta de adesão do leitor à sua tese desenvolvida na dissertação.


Como eu disse no início, estes tipos de texto referem-se à prosa. A poesia segue outros caminhos. Não se baseia em parágrafos e no discurso que reproduz a fala como naquela, mas está fixada num plano de estrutura diversa, com versos, estrofes, uso de rimas e linguagem mais conotativa.


Bem, acho que por hoje já é bastante informação, não é ?


Dúvidas ? Perguntas ? Sugestões ? Entrem em contato comigo.


Beijos e até uma próxima !!! Até !!! 

Nenhum comentário: