segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Os sufixos -ês/-esa e -ez/-eza


E aí, meu povo, tudo bem por aí ?

Falaremos hoje sobre quando usamos os sufixos –ês / –esa e –ez / –eza.

Não é nada difícil, é só conhecer as dicas que coloco abaixo:


–ÊS / –ESA

→ escrevem-se com –ês / –esa  os adjetivos pátrios:

francês – francesa
chinês – chinesa
português – portuguesa
holandês – holandesa
inglês – inglesa
calabrês  calabresa
milanês  milanesa

→ quando temos o feminino de alguns substantivos e adjetivos que indicam pessoas, usamos o o sufixo –esa:

barão – baronesa
camponês – camponesa
marquês – marquesa
duque – duquesa
príncipe – princesa
prior – prioresa

→ escrevemos com –esa alguns substantivos que provêm de verbos que terminam em –der:

despender – despesa
empreender – empresa
defender – defesa
prender – presa
surpreender – surpresa

→ escrevemos alguns substantivos primitivos com –esa:

mesa, framboesa  


–EZ /–EZA

→ escrevemos com –z os substantivos abstratos derivados de adjetivos:

Em –ez:

ácido – acidez
altivo – altivez
árido – aridez
ávido – avidez
escasso – escassez
estúpido – estupidez
fluido – fluidez
frígido – frigidez
hediondo – hediondez
honrado – honradez
insípido – insipidez
intrépido – intrepidez
inválido – invalidez
límpido – limpidez
líquido – liquidez
macio – maciez
mórbido – morbidez
mudo – mudez
nu – nudez
pálido – palidez
pequeno – pequenez
plácido – placidez
polido – polidez
rígido – rigidez
ríspido – rispidez
robusto – robustez
sensato – sensatez
sólido – solidez
surdo – surdez
tímido – timidez

Em –eza:

agudo – agudeza
alto – alteza
áspero – aspereza
avaro – avareza
belo – beleza
bravo – braveza
certo – certeza
claro – clareza
cru – crueza
destro – destreza
duro – dureza
esbelto – esbelteza
esperto – esperteza
estranho – estranheza
fino – fineza
firme – firmeza
fraco - fraqueza
frio – frieza
gentil – gentileza
grande – grandeza
impuro – impureza
ligeiro – ligeireza
lindo – lindeza
magro – magreza
malvado – malvadeza
mole – moleza
nobre – nobreza
pobre – pobreza
puro – pureza
rico – riqueza
rude – rudeza
singelo – singeleza
torpe – torpeza
triste – tristeza


Fácil, não é mesmo ? Espero ter ajudado.


Um beijão, minha gente, até mais !!!


9 comentários:

Unknown disse...

Oi, gostaria de citar seu trabalho. Como faço?

Jefferson disse...

Bom dia, Ione, tudo bem? Gostaria de citar o blog ou esta postagem? A postagem aqui foi escrita por mim, mas baseada em gramáticas, então não é totalmente minha. Eu organizei as normas baseadas, neste caso, na Novíssima Gramática da Língua Portuguesa, do Domingos Paschoal Cegalla, para ficar mais acessível ao leitor comum. Você tem acesso ao original lá, está bem? Se for o blog como um todo, pode citar. Só mande depois para mim o trabalho para eu ver, está bem? Espero ter ajudado, um abraço!

Unknown disse...

Estou montando uma apostila para um curso e estou colocando as referencias de onde peguei o conteúdo.

Lyppe disse...

Valeu! Bem didático!

Unknown disse...

obrigada

Unknown disse...

obrigada pelo blog

Unknown disse...

Boa tarde,me ajudou muito essa postagem,muito obrigada.

Unknown disse...

Sutil,delicado e limpo sao com esa ou eza

martinsgod disse...

E tigreza/sa, não sendo a mulher que nasceu em Tigre, mas a fêmea do tigre?