quinta-feira, 31 de julho de 2014

A lusofonia e a francofonia... o português e o francês são muito chiques...


E aí, minha gente, tudo bem com vocês ?

Hoje, nosso tema é mais uma curiosidade, mas de importância para que vejamos o quanto os idiomas tratados no nosso espaço são representativos no mundo...


Vamos falar da lusofonia e da francofonia...

Que vem a ser isso, ora bolas ?


A lusofonia é a comunidade dos falantes de língua portuguesa no mundo. Inclui os territórios descontínuos onde se fala o nosso idioma.

Pertencem a essa comunidade uma população 273 milhões de falantes, o que coloca o português como a 5ª língua mais falada no mundo. Deste total, 85% de falantes se encontra no Brasil. Nada mal, não é ?

Pertencem a este grupo os seguintes países: Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Além destes, os seguintes territórios: Açores e Ilha da Madeira. Também as seguintes regiões falam dialetos locais baseados em raízes do português: Estremadura (na Espanha), Diu, Damão e Goa (na Índia), e Macau (na China), além de comunidades na Indonésia, Malásia e Sri Lanka.

O português foi a primeira língua neolatina (vinda do latim) a expandir-se pelo mundo, graças às navegações na época dos descobrimentos, nos séculos XV e XVI, apesar do português ter sido a última língua surgida a partir da língua latina.

Por isso, temos de nos orgulhar e cuidar bem do nosso querido idioma.


Já a francofonia é a comunidade total dos falantes de francês nos territórios descontínuos espalhados pelo mundo.

O francês é falado por uma população total de 220 milhões de pessoas, o que o coloca na 10ª posição das línguas mais faladas no mundo. Claro que, se fôssemos contar os estudantes e falantes desta língua fora de seus territórios oficiais, este número aumentaria. Estamos falando do francês como língua oficial ou primeira língua.

Fala-se francês nos seguintes países: França e seus territórios metropolitanos espalhados pelo mundo, Bélgica, Canadá, Suíça, República do Congo, Madagáscar, Costa do Marfim, Guiné, Guiné Equatorial, Camarões, Burkina Faso, Mônaco, Mali, Senegal, Ruanda, Haiti, Burundi, Togo, Repúblia Centro-Africana, República Democrática do Congo, Gabão, Comores, Djibouti, Líbano, Luxemburgo, Guadalupe, Martinica, Vanuatu, Seychelles. Também é falado como segunda língua no Marrocos, na Tunísia, na Argélia, na Maurícia e na Mauritânia.  Algumas cidades dos Estados Unidos, no território da Louisiana, também usam o francês.

Esta língua também se espalhou por causa das conquistas de territórios efetuadas pela França em seu período de expansão marítima e terrestre, principalmente na África, e também pelo domínio da França na época imperialista.

O francês é a língua da diplomacia, das artes, da cultura. Antes da ascensão econômica e política dos Estados Unidos, pessoas de educação aprendiam o francês, o que era, até os anos 70, muito comum.

Também é uma língua que deve ser conhecida e respeitada, por sua beleza e importância.


Juntos, o português e o francês são falados por mais de 500 milhões de pessoas, sejam como línguas nativas, como línguas segundas ou como línguas escolhidas para serem conhecidas.

Acho que estas informações são mais que suficientes para estimular vocês a aprenderem e se dedicarem a essas duas joias das línguas naturais...


Um beijão, meus queridos, até uma próxima oportunidade !

Nenhum comentário: