quinta-feira, 10 de julho de 2014

Os demonstrativos este(s), esta(s), esse(s), essa(s), aquele(s), aquela(s)... como usar ?


E aí, minha gente, tudo tranquilo por aí ?

Vamos falar hoje sobre um assunto do português que intriga muita gente: o uso correto dos demonstrativos este(s), esta(s), esse(s), essa(s), aquele(s), aquela(s).

Bem, por motivos de semelhança na grafia entre este(s)/esse(s) e esta(s)/essa(s), a confusão se torna muito grande, não é mesmo ?

Primeiramente, devemos esclarecer que os demonstrativos este(s) e esta(s) praticamente não são mais usados na linguagem oral, e raramente na linguagem escrita, o que indica que, futuramente (o que em termos de língua natural pode levar séculos mesmo), estas formas irão desaparecer... O fato ocorre porque as formas esse(s) e essa(s) são mais fáceis de serem pronunciadas e, por isso mesmo, preferíveis pelo uso popular.

Mas enquanto isso não acontece, temos de tentar usar as formas dentro das normas gramaticais... vamos explicar rapidamente para que todos entendam, está bem ?

Na linguagem oral, os pronomes demonstrativos (que mostram as coisas) são usados sempre com indicação de um objeto ou ser. Quando falamos pegue aquela caneta, supõe-se que a pessoa que ouve o pedido esteja vendo ou sabe onde se encontra o objeto... a linguagem oral está sempre acompanhada do gestual, e sempre nos servimos dele com o uso dos demonstrativos.


Bem, o uso dos demonstrativos na linguagem oral se relaciona com as pessoas do discurso, que são três:

- a pessoa que fala (1ª pessoa – eu e nós)
- a pessoa com quem se fala (2ª pessoa – tu e vós)
- a pessoa de quem se fala (3ª pessoa – ele, ela, eles e elas)

Os demonstrativos se referem aos objetos e seres em relação à proximidade deles com as pessoas do discurso, na seguinte ordem:

- 1ª pessoa – este, esta, estes, estas
- 2ª pessoa – esse, essa, esses, essas
- 3ª pessoa – aquele, aquela, aqueles, aquelas


Então, quando falamos, tudo que está próximo ao emissor (eu, nós – 1ª pessoa) deve ser usado com os pronomes este, esta, este, estas.

Tudo que está próximo de com quem falamos (tu, vós – 2ª pessoa) deve ser usado com os pronomes esse, essa, esses, essas.

Finalmente, aquele, aquela, aqueles e aquelas mostram objetos ou seres que estão próximos de quem se fala (ele, ela, eles, elas  – 3ª pessoa ), ou que estão distantes do emissor (eu, nós) e do receptor (tu, vós)


Observação: é importante frisar que os pronomes de 2ª pessoa (tu e vós) estão caindo em desuso no português do Brasil, salvo em algumas regiões do país em que as pessoas ainda os falam, mas frequentemente com erro de concordância, ao usar os verbos que os acompanham na terceira pessoa (tu é, tu vai, tu foi). Na verdade, o tu é muito mais usado que o vós, este sim completamente esquecido. O pronome de tratamento você, que, como todos os desta classe, pertencem à 3ª pessoa (por isso dizemos você é, vai, foi), é largamente usado com as pessoas com quem falamos, e acaba sendo associado aos pronomes demonstrativos da 2ª pessoa (esse, essa, esses, essas).


Vamos a alguns exemplos para esclarecer ?

Eu gostaria que você visse este livro (ele está com a pessoa que está falando – 1ª pessoa – este)

Marina, empreste pra mim esse livro que está com você ? (ele está com a pessoa com quem estou falando – você, no caso – então deve ser usado com esse, apesar de ele não ser pronome da 2ª pessoa, como explicado na observação).

Tu estás muito bonita com esse vestido (ele está com a pessoa com quem falo, no caso tu, 2ª pessoa – esse).

Nós compramos esta moto para passearmos nos finais de semana (estamos próximos da moto, 1ª pessoa – esta).

Aquela menina é amiga do meu filho (estamos falando da 3ª pessoa – ela – então usamos aquela).

João, mostre aquela camisa nova que o papai deu para você (o objeto se encontra distante do falante e do ouvinte, mas está num local conhecido ou está sendo visto à distância – 3ª pessoa – aquele).


Até que é bem simples, não é ?


Agora, vamos falar um pouco sobre o uso dos demonstrativos na linguagem escrita.


Usamos este, esta, estes e estas para indicar algo que acabou de ser dito e que está sendo retomado.

Ex.: Paris é a capital da França. Esta cidade fica localizada numa região chamada Île-de-France (esta se refere a Paris, que acabou de ser citada no texto).


Esse, essa, esses, essas referem-se a coisas citadas com antecedência no texto, ou com tempos verbais do passado ou futuro:

Ex.:  Essa ideia (citada um pouco anteriormente no texto) ficou na cabeça do autor por longo tempo. Esse problema que surgiu (tempo passado) levou o escritor a rever alguns conceitos. Esse problema será (futuro) com certeza resolvido em breve.


Aquele, aquela, aqueles, aquelas se referem a ações no passado ou futuro, ou também que estão numa posição muito distante no texto.

Ex.: Aquele problema que falamos no início de nossa análise (numa distância grande do que falamos agora) mostra-nos que aquelas discussões do passado distante (relacionado ao passado) ainda têm valor atualmente e ainda trarão (futuro) aquelas respostas esperadas.


Para finalizar, o uso dos demonstrativos neutros (isto, isso e aquilo) seguem as mesmas regras de uso, está bem ?


Espero que tenha sido útil e tenha esclarecido alguns pontos gerais sobre o uso desses demonstrativos.


Até uma próxima com mais informações !

Dúvidas ? Entrem em contato por e-mail ou pelo Facebook, ou aqui mesmo, e responderei logo que possível ! Beijos !



Nenhum comentário: