quinta-feira, 17 de julho de 2014

Pérolas da Internet VIII - e cada vez mais coisa aparece...


Oi, pessoal, tranquilo ?

Voltamos com mais uma da série pérolas da internet...

Coisas muito estranhas que encontramos pela web...

Vamos lá ?


Começamos com um clássico: Quando usamos aja e haja ?

Bem, vamos pegar uma pérola que estava numa rede social:

“Estou com você, aja o que houver”... Meu povo, o verbo haver (existir) se conjuga desta maneira (somente na 3ª pessoa do singular e sempre com h, está bem ?):

Indicativo: (Presente), houve (Pret. Perfeito), havia (Pret. Imperfeito), houvera (Pret. Mais que Perfeito), haverá (Fut. Presente), haveria (Fut. Pretérito);

Subjuntivo: haja (Presente), houvesse (Pret. Imperfeito), houver (Futuro)

Então, o correto é:  Estou com você, haja o que houver.

Aja vem do verbo agir: Aja com cuidado. Estou usando o exemplo como conselho... hehehe...


Já que estamos falando de verbos impessoais (que só são conjugados na 3ª pessoa do singular), vamos falar das locuções formadas com esses verbos. E o que seria uma locução ?, deve ser sua pergunta, meu caro padawan... E eu respondo...

Locução é um grupo de palavras que têm a função de uma palavra simples. Quando falamos em locução verbal, são dois ou mais verbos que trazem uma só informação. Por exemplo, se eu falo eu estou lendo, na verdade temos somente uma ação (ler).

Bem, se uma locução verbal é formada com um verbo impessoal, o outro é contaminado pela sua formação impessoal, isto é, deve ficar na 3ª pessoa do singular.

Certo, agora vamos à pérola: “Vão chover reclamações.” A pessoa tentou concordar o verbo ir com a palavra reclamações. Só que o verbo chover é impessoal, e ele passa sua impessoalidade para o outro... Então o correto é: Vai chover reclamações (3ª pessoa do singular). Fiquem espertos...


Outra de doer: “Gosto dessas palavras que acalma.” Gente, gosto dessas palavras que acalmam (as palavras acalmam). Erro de concordância básico, não é ?


E esta sempre confunde. Apesar de o acento diferencial ter praticamente sido extinto na última Reforma Ortográfica, alguns ainda persistem. É o caso de por/pôr. Só cuidado para não usar um pelo outro... “Eu vou por aquela roupa legal” está errado... Eu vou pôr (colocar – o verbo – tem acento) aquela roupa legal. O outro por (sem acento) é preposição (sinônimo de pelo, pela). Por exemplo: Isto foi feito por João (pelo João). Simples assim...


Isso dito, vamos às pérolas de ortografia, as que mais aparecem, né ?

Erradas: “unica”, “online”, “ultra-seguro”, “colve”, “nos”, “contrario”, “morau”, “tranza”.

Escrevam: única, on-line, ultrasseguro, couve, nós, contrário, moral, transa...


Agora, vou encerrar com uma terrível...

Quando uma pessoa diz que adora uma “sarje”, ela adora o quê, mesmo ?

Sabe aqueles desenhos engraçados ? Ah, sim, as charges... Fica a dica...


Até uma próxima, meu povo, com mais coisas estranhas vindas da internet...


Beijos e até lá !!!

Nenhum comentário: