segunda-feira, 7 de julho de 2014

Pérolas da Internet VII - elas voltaram !!! Pois é...


Olá, minha gente, vamos a mais uma da série Pérolas da Internet !!!

E hoje vamos falar um pouco sobre ortografia e acentuação... aliás, este é um campo bem esquecido pelos internautas... e crase de novo, fora outras coisas estranhas...


Comecemos com as crases. Bem, os pronomes interrogativos e relativos neutros que e quem não aceitam crase, pois não são femininos, nem masculinos... Expressões como a quem você pediu isso ?  ou a casa a que me refiro não devem ter o a craseado, certo? E não queremos mais ver por aí “ela pediu isso à quem ?” Credo...

Ainda sobre a crase, lembrem que pedir algo “à Deus” está errado... (não pedir, tá bem?, mas a crase...). Deus é uma palavra masculina e não admite crase... pedimos a Deus.

Por outro lado, temos muitas expressões femininas que são formadas com crase... É errado dizermos “faço isso as vezes”. O certo é faço isso às vezes. Outras expressões nesse estilo devem ser craseadas: às pressas, à direita, à esquerda, à noite, entre outras, têm crase.


Bem, agora a ortografia... “despresivel”, “nogento”, “chatisse”, “bunito”, “chic”, “adimirado”, “doende”, “jaboticaba” não existem... escrevam desprezível, nojento, chatice, bonito, chique, admirado, duende, jabuticaba.
             

Ah, e o Pretérito Perfeito dos verbos regulares da 1ª conjugação na 3ª pessoa do singular terminam por -ou: cantou, falou, andou, virou... Escrever “ela falo comigo ontem” e “você passo e nem me viu” é simplesmente o fim dos tempos...


Agora acentos... atenção ! Erradas as formas “dominio”, “proprio”, “juizo”, “alguem”, “parabens”, “video”, “delicia”... Não esqueçam dos acentos... Palavras paroxítonas terminadas em ditongo crescente (domínio, próprio, vídeo, delícia), as oxítonas terminadas em  –em, –ens (alguém, parabéns) e i tônico que faz hiato com a vogal anterior (juízo) devem ser acentuados...


Cuidado também com a diferença entre preso (s e e fechado), que é contrário de solto, e prezo (z e e aberto), do verbo prezar... não usem um pelo outro...


E alguém consegue me explicar o que quer dizer “vivela” ? É fivela escrita errado por engano ? Não, meus queridos, é simplesmente vivê-la... Não é de chorar ? Pois eu tenho vontade às vezes...


Para finalizar, não é propriamente um erro, mas é preferível (e mais clássico) usar expressões com a preposição “em” em vez de usar as mesmas com a preposição “de”... Os falantes da língua usam esta no lugar daquela na proporção 75% / 25%... Se vocês falam e escrevem estou de pé ou estou de férias, isto não é considerado fora da norma, mas as expressões estou em pé e estou em férias são preferíveis...


Bem, por hoje é o suficiente, não é ?


Beijos e até mais.

Nenhum comentário: