terça-feira, 17 de junho de 2014

Pérolas da Internet IV - vamos embora enfrentar mais esta !

Olá, minha gente, tudo belezinha por aí ?

Vamos continuar nossa série (infindável) de pérolas da internet ?

Temos coisas bem bizarras hoje... Vamos aproveitar para não usar nada errado, né ?


Primeiro, “enxado”... Vocês entenderam ? Acho que na verdade era inchado, de inchar, assim como inchaço, sempre com ch...


E aquela mulher tá “istérica” ? Isto me deixou histérico... rsrsrsrsrsrs... Temos palavras iniciadas com h no português, por causa da sua origem... Se a palavra que originou uma no português, seja do latim, seja de outra língua que influenciou a nossa, tinha o h inicial, ele se manteve na nossa língua, em sua maioria... Claro que algumas palavras o perderam, como úmido, que em outras língua latinas ainda são escritas com o h...

Vamos a uma pequena lista de palavras com h inicial:

hábito, hélice, hélio, herói, hérnia, hesitar, hilário, hipopótamo, histérico, homologar, hortênsia, hóstia, húmus, entre outros.


Bem, e que tal “repitir” e “di nada” ? Pessoal, repetir, repetição, repetitivo... E temos de ser educados, sem dúvida, mas respondemos a um obrigado com um simples de nada...


E todo dia eu “do” um beijo na minha mãe ? Eu dou, meu povo, dou...


E quanto a “nóis” ? Quanto a nós, não é mesmo ?


Um dia faremos uma postagem sobre as palavras com e e com i, mas já vão algumas agora, para evitarmos erros: “visícula” e “desinteria” estão erradas. Use vesícula e disenteria...


Agora, um pouco de fé... Gente, quando desejamos que Deus proteja e bendiga alguém, escrevemos “abençõe”? Não, por certo, mas escrevemos abençoe, abençoa, abençoamos, abençoemos... não há motivo para o til... e escrevemos amém, está certo?, “amem” não existia nem em latim, eles escreviam amen...


Bem, e o verbo aparecer ? Eu apareço por aí, nós aparecemos todos os dias lá... nunca se escreve separadamente, “eu a pareço”... credo...


E de onde tiraram “precentir” ? Como a palavra primitiva é sentir, escrevemos pressentir, com ss...


Bem , para encerrar este post, vamos a duas de doer a alma...


Escrever “disgraçado” é piada, não é ? Não é, não... Pelo amor, devemos escrever desgraçado, desgraça, desgraçar...

E alguém pode me explicar o que significa dizer que uma pessoa é “desumilde” ? Ah, é o antônimo de humilde... então, a pessoa é orgulhosa... ou simplesmente ela não é humilde...fica a dica...


Sem dramas... tudo simples e prático, é só prestar atenção...

Se alguma dúvida pairar na hora de escrever pela web, contatem por e-mail ou Facebook e pergunte, eu respondo rapidinho...


Beijão para todos !!! E até a próxima da série pérolas da internet !


Nenhum comentário: