segunda-feira, 9 de junho de 2014

Pérolas da internet II - e haja assunto !!!

Bom dia, pessoal ! Vamos ao segundo post sobre as pérolas da internet ?

Coisas bizarras que nós vemos pela web... e só por Deus, viu ?

Primeiro, expressões que não são juntas: já falamos do com certeza, mas não custa reforçar, né, porque hoje vi escrito junto e com s (“conserteza”), assassinato duplamente qualificado do nosso português... Além desta, lembremos que se escrevem separadamente as expressões de repente (“derrepente” é o caos) e a partir (“apartir” vem de onde ?... e sem crase, porque partir é verbo, lembram ?). Ah, e a gente fala nada a ver ("nada haver" não tem sentido...).

Trás e atrás são com s, e são contrários de frente e à frente ou na frente, como na frase Foi aberto um mercado atrás da escola, lá na parte de trás do pátio; traz com z é o presente do verbo trazer, como na frase Ele traz os filhos à escola todo o dia.

Mal é o contrário de bem; mau, o contrário de bom... na dúvida, substitua... Ele falou mal daquele filme (ele falou bem daquele filme); Este rapaz é muito mau com a esposa (ele é bom com a esposa).

Algumas palavras: ansioso, ânsia, você, através, talvez (e não “ancioso”, "ância", “voçê”, “atravéz”, “talves”).

As formas do verbo querer são sempre com s: eu quis, se eu quisesse, quando eu quiser... (escrever “quiz”, “quizesse”, “quizer” é insano...). O mesmo vale para análise, analisar, analisei, analisasse, e para paralisar, pesquisar, usar, arrasar e suas variantes.

Agora, utilizar é com z mesmo...

Xingar, meu povo, é com x, da mesma forma que mexer e suas variantes. Já chateado é com ch e e (“chingar”, “mecher” e “xatiado” estão a mancheias nas redes sociais, e são absoluta e completamente errados... Não sabe o que é a mancheias ? Procure no dicionário, ora... hehehe...

Jeito é com j, gesto com g. Viagem é com g, que eles viajem (o verbo) é com j.

Outra coisa: podemos dizer isto é para mim; ela comprou isto para mim; para mim, o problema é a falta de interesse... Mas quando temos depois um verbo no infinitivo, temos de usar eu: Isto é para eu fazer; deixe eu ver o que está acontecendo; para eu resolver o problema, tenho de pensar (ah, e o correto é ter de, não ter que... Fica a dica...). E também usamos mim quando temos pronomes pessoais ou de tratamento com preposições. Então, o correto é dizermos entre mim e você já não existe mais nada. E pra finalizar este assunto, quem é que disse que existem frases no estilo de ela “mim” disse esta história ? Gente, ela me disse, ela me viu, eles me cumprimentaram...

Para acabar este post, lembramos que “indereço”, “impresa”, “imprego”, “incanto”, "interrar" e "desinterrar" não existem... é endereço, empresa, emprego, encanto, enterrar, desenterrar...

Bem, por hoje chega, numa próxima oportunidade voltamos com as pérolas da internet...

Espero que tenha sido útil. Tá certo ? “Tá serto” tá errado, hehehe...


Beijos e até mais ! 

Nenhum comentário: