sábado, 14 de junho de 2014

Pérolas da Internet III - e elas não têm fim...



E aí, meus queridos, tudo tranquilo ?

Mais uma série de pérolas da internet... Precisamos prestar mais atenção quando escrevemos na web, não é mesmo ?

Bem, vamos a mais algumas explicações...


Primeiramente, palavras que tem som de  x, depois da sílaba en-, normalmente são escritas com x mesmo: enxugar, enxergar, enxame, enxerto, enxoval, e por aí vai... Mas vimos nesta semana “enxer”... Meus queridos, encher vem de cheio, e ambos  devem ser escritos com ch... O mesmo vale para encharcar, que vem de charco, ok ?


Bem, agora vejamos: “fasso”, “fassa”, “fassamos”, “desgrassa”  têm  alguma explicação possível ? Não creio, não... Gente, verbo fazer usa neste tempo (Presente do Subjuntivo) o ç, então faço, faça, façamos... e o mesmo serve para graça e desgraça... Fiquem ligados...


Já o verbo passar se escreve com ss... então, o que eu vi nesta semana me deixou preocupado: “eu paço os dias...”  Gente, eu passo os dias, passei, passaram, passarei, e é assim o tempo todo com este verbo... Paço existe, meus caros, e é sinônimo de palácio, e usamos para designar prédios da administração pública ou castelos...


Outra, “indentificar”... Povo, identificar, idêntico, ideal, idealizar, igual... Ah, e não conheço “enventar”, é inventar, invento, invenção...


Agora, alguém pode me explicar o que é um “traumatismo ucraniano” ? Seria uma queda ocorrida na Ucrânia ? É traumatismo craniano, do crânio, sabe, lá, da cabeça... Vocês podem rir e dizer que eu inventei isto, mas não, eu li numa rede social...


Outra coisa que causa dúvidas: o verbo no passado (Pretérito Perfeito) forma a 3ª pessoa do plural com –am, e o futuro (Futuro do Presente) com –ão. Logo:

Eles cantaram o hino antes da partida de futebol (passado).
Eles cantarão o hino antes da partida de futebol (futuro).

Elas falarão sobre o assunto no próximo encontro (futuro).
Elas falaram sobre o assunto no último encontro (passado).


Para terminar este singelo post, avisamos que “simplismente” simplesmente não existe, já que ele provém de simples, que é com e... Fica a dica...


Prestar atenção é meio caminho andado para não se cometer gafe... e, na dúvida, entrem em contato por e-mail ou pelo Facebook, e eu responderei a qualquer dúvida sobre nossa língua tão bela...



Beijos e até uma próxima !!!


Nenhum comentário: