sexta-feira, 6 de junho de 2014

Ah!, a, à ou há... Credo, que dilema !!!

E aí, gente, tudo beleza por aí ?

Vamos ver algumas dicas de como usar corretamente ah!, a, à, e há...

Temos dificuldade, né, gente ? Vamos acabar com isso !


Bom, começamos com o mais fácil: ah! é uma interjeição. O quê ? Interjeição, quer dizer, uma palavra que exprime sentimentos... por isso, sempre é usada com um ponto de exclamação... E ah! indica satisfação, às vezes surpresa, até mesmo decepção... muito fácil. Vamos aos exemplos:

Ah ! Que lindo este bebê !
É tão bom chegar em casa e, ah!, cair no sofá...
Ah!, que é isso ?


Quanto ao uso de a e à, devemos rever os casos de crase que postamos há alguns dias, para vermos regras, casos especiais e expressões... aqui damos dicas práticas que ajudam em 95% dos casos.


O a é simplesmente o artigo feminino, a preposição ou o pronome demonstrativo, quando estão sozinhos. Vamos ver uns casos:

Comprei a entrada para o cinema. → é somente o artigo... Como saber ? Simples, troque por uma palavra masculina e ela será precedida pelo artigo o. Comprei o ingresso para o cinema.

Não vou a reuniões sociais. → é somente a preposição... Como saber ? Simples, troque por uma palavra masculina e ela será precedida de novo por a (preposição). Não vou a eventos sociais.

Vou a Barretos. → de novo, somente a preposição... Como saber ? Simples, com lugares, troque ir a por vir de, e, se estiver somente com a preposição de, não há crase. Vim de Barretos.

Esta menina é a que eu vi. → aqui temos somente o demonstrativo a... Como saber ? Simples, troque o a pelo demonstrativo aquela. Se der sentido, está ok. Esta menina é aquela que eu vi.

O a também é usado para indicar tempo futuro, que virá: 
Vou ao interior daqui a três semanas.


Já o à é a união de dois deles (artigo a + preposição a ou preposição a + demonstrativo a). Vamos ver uns casos:

Vou à feira. → temos aqui a preposição a + o artigo a. Quem vai, vai a algum lugar, e feira admite artigo feminino a... Como saber ? Simples, troque por uma palavra masculina e ela será precedida por ao. Vou ao mercado.

Vou à Alemanha. → de novo, preposição a + artigo a.  Como saber ? Simples, com lugares, trocamos ir a por vir de. Se a resposta for com a contração da, temos a crase. Vim da Alemanha.

Não me refiro a este rapaz, mas à moça que estava com ele. → aqui há a preposição a + o demonstrativo a. Como saber ? Simples, troque a palavra feminina por uma masculina. Se antes dela aparecer ao, existe a crase. Não me refiro a este rapaz, mas ao moço que estava com ele.


Bem, agora veremos o . Este é o verbo haver, na terceira pessoa do singular.

Ele pode significar existir, e neste caso é sempre usado no singular:
três pessoas na sala. → Existem três pessoas na sala.

Ele também indica tempo passado:
Fui na casa de Maria dois anos (nunca dizemos há dois anos atrás, ok ? Isto é pleonasmo, um vício de linguagem, repetir uma ideia sem ser preciso... Há já indica que é tempo passado, o atrás é dispensável... Fica a dica...).

Vemos, hoje mais raramente, para indicar o futuro, na expressão há de + infinitivo do verbo, sempre como indicativo de um desejo.
A menina há de passar no exame. → A menina passará no exame
Lembramos que, no plural desta expressão, devemos flexionar o verbo haver para o plural:
As meninas hão de passar no exame.


Antes de encerrar, uma coisa deve ser dita de uma vez por todas: "á" simplesmente não existe, ok ? E isto significa : nunca usem ! 

Somente existe ás, que significa uma pessoa que é muito boa, que se destaca em algo,  expert em alguma coisa, ou é a carta do baralho... É isso aí.


Deu pra entender, meu povo ? Espero que sim. Dúvidas e dificuldades, contatem por Facebook ou pelo meu  e-mail e eu respondo logo, está bem ?


A gente se fala numa próxima... Beijos e bom dia !

Nenhum comentário: