segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Redação e literatura: o gênero narrativo



E aí, minha gente, tranquilo ? Mais um pouco de redação (e de literatura, também).


Voltamos hoje para falar um pouco do gênero narrativo. E o que precisamos saber sobre ele? Falaremos sobre a estrutura e conteúdo dos textos narrativos, e vamos  analisá-los por seu tamanho e por seu tema.


As narrativas ficcionais dividem-se, por tamanho, em três tipos, e abordam temas diversos: o conto, a novela e o romance.

O conto é uma narrativa curta (em geral até algumas páginas), o que demanda um senso de síntese grande do contista. O gênero se desenvolveu muito na época do Realismo, e grandes contistas se destacaram no período, como Maupassant, Mérimée, Edgar Allan Poe e Machado de Assis. Contos existem sobre diversos assuntos, como os contos fantásticos ou os que falam de assuntos cotidianos.

A novela é uma narrativa mais longa que o conto, não se desenvolve de maneira complexa, e apresenta um número não muito grande de páginas. Temos como exemplos a novela de cavalaria ou a novela picaresca.

A narrativa mais longa e complexa é a mais famosa: o romance. Primeiro, cabe falarmos que o romance não é necessariamente baseado em histórias de amor. Ele nada mais é que uma narração longa, de muitas páginas, que pode versar sobre diversos assuntos: temos o romance romântico (com características do Romantismo), o realista (com características do Realismo), o romance histórico (que mistura fatos históricos e ficcionais), o social, regionalista e o policial, entre outros.


Também temos outras narrativas, que são específicas: a fábula (que trabalha com animais e com ensinamentos morais), o conto de fadas (com histórias em geral infantis) e as lendas (narrativas baseadas no folclore dos países), entre outras.


As narrativas não ficcionais podem ser também contos, novelas e romances, se falarem sobre assuntos da vida real, mas existem outras tipicamente desta área, como a crônica (baseada em assuntos cotidianos, geralmente em tom bem humorado), as notícias jornalísticas (que narram notícias do dia a dia em diversas áreas) e o ensaio (normalmente uma análise ou crítica literária bem breve), entre outros. 

Observação: crônicas podem também ser ficcionais.


Outros gêneros literários (épico, lírico e dramático) também têm  textos em suas respectivas áreas. Vamos falar disso numa outra oportunidade, está bem ?

Acho que vocês já têm algumas informações esclarecedoras a respeito do gênero narrativo.



Beijos e até uma próxima, com mais informações ! Até lá !!!


Nenhum comentário: