segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Possessivos em francês, agora os pronomes



Bonjour, mes amis, ça va ? J’espère que oui.

Vamos complementar nosso assunto sobre os possessivos ?

Hoje, falaremos sobre os pronomes possessivos em francês, que devem ser diferenciados dos adjetivos possessivos.



Na nossa postagem anterior sobre os possessivos, falamos sobre os adjetivos possessivos, os que acompanham os substantivos:

mon livre
ma chambre
mes amis
notre professeur
vos pensées
leurs compagnons



Quando os possessivos estão sós, sem o substantivo, eles devem ser usados em sua versão pronome em francês, conforme estão na lista abaixo, onde colocamos os adjetivos em azul e os pronomes em vermelho:

mon / ma / mes  le mien / la mienne / les miens / les miennes
ton / ta / tes le tien / la tienne / les tiens / les tiennes
son / sa / ses le sien / la sienne / les siens / les siennes
notre / nos  le nôtre / la nôtre / les nôtres
votre / vos le vôtre / la vôtre / les vôtres
leur / leurs le leur / la leur / les leurs



Vamos a alguns exemplos ? Eles vão auxiliar a compreensão.

Est-ce que tu as vu mes CDs de tango ?
Oui, j’ai vu tes CDs sur la table.
Non, ces CDs-ci ne sont pas les miens...

Notre cours est très difficile. Et le vôtre ?
Le nôtre est plutôt facile...

Nos chambres sont très confortables, mais je pense que les leurs sont petites.



Simples, não é ? Se acompanharem os substantivos, usamos os adjetivos possessivos, se eles estiverem desacompanhados, devem ser usados os pronomes.


Espero que tudo esteja mais claro para vocês...


Bises, mes chers, à toute à l’heure !


Nenhum comentário: