sábado, 18 de outubro de 2014

Jovem, você já ouviu falar em resiliência ?



Bom dia, meus queridos, principalmente aos meus jovens!

Mais uma vez bato este papo com meus padawans, e agora para falar sobre resiliência. Já ouviram falar ? Não ? Então, lá vai!


O conceito original de resiliência pertence à física. É a capacidade que alguns materiais têm de conseguir resistir, sob pressão e estresse, e não se romperem.

Esta ideia de resistência acabou sendo levada pela psicologia, e hoje temos o conceito de resiliência na vida social.

É a capacidade que os seres humanos podem desenvolver de superar as dificuldades e de tirar algo de bom dessa experiência muitas vezes árdua, mas que nos faz crescer.

Os seres humanos resilientes conseguem lidar com os problemas e frustrações de maneira útil e positiva.

São aquelas pessoas que não ficam chorando, nem reclamando. Olham o obstáculo, avaliam o quanto vão ter de trabalhar para vencê-lo e aplicam-se para conseguir e tirar uma boa lição de tudo isso.


E por que o professor hoje está falando disso com os jovens ? Porque é necessário que vocês, meus queridos aprendizes, tentem, em todos os momentos, usar essa capacidade de superação no seu dia a dia.

É muito difícil, eu sei, viver na fase da adolescência... Muitas dúvidas, muitas incertezas, muita raiva e sentimentos confusos convivem na mente dos jovens nesse período. E tudo isso é normal. Vocês estão num momento de transição entre a vida infantil e o mundo nada fácil dos adultos. E isso é, algumas vezes, aterrorizante, não é ?

Tentem ser resilientes. Tentem encarar os problemas como situações que aparecem para fazer vocês melhorarem. Confiem nos seus pais, em amigos sinceros e verdadeiros e em mestres que se preocupam com vocês, e ultrapassem seus problemas!

Para ilustrar como é possível usar a resiliência, posto um vídeo que me impressionou bastante, e que fala de um assunto muito comum na vida dos jovens: enfrentar e superar o bullying... Dois garotos que transformaram mais uma história de bullying numa lição a todos os jovens que sofrem com esse mal...

Em vez de fugir, eles preferiram direcionar sua dor em favor da música, e se deram muito bem. Eles são exemplos de que tudo pode ser superado. Usaram resiliência, não se deixaram abater, aplicaram o sofrimento de maneira inteligente e tiveram sucesso nessa empreitada.

O bullie (pessoa que pratica o ato violento, seja moral ou físico) deve ser localizado e tratado, pois é uma pessoa que sofre muitas vezes de sentimento de inferioridade, que é frustrado, não sabe lidar com seus sentimentos e canaliza seus conflitos, em forma de raiva, contra qualquer um que ele considere mais frágil ou vulnerável.

A vítima sofre muito, e tem medo dessa situação. Ela é agredida, ridicularizada, exposta, leva xingamentos e apelidos cruéis, e deve ser ajudada.

Para ambos, a resiliência. O agressor deve aprender que a raiva e a violência não vão aliviar seu íntimo, e o agredido deve saber lidar com esta situação e procurar apoio de quem possa ajudá-lo a sair dela.

E o vídeo, em cada vez que vejo, me emociona. É muito bom ver jovens que não desistem e que enfrentam seus medos de maneira criativa. Vejam, vai fazer muito bem a vocês, como fez a mim...

Desejo mais sucesso ao agora grupo Bars and Melody, como desejo também a todos os jovens que me leem que sigam bons exemplos, como desses dois garotos.


Vocês podem. Ajudem-se para que nós, os que orientamos, possamos ajudar!


Beijos e bom final de semana! 






Nenhum comentário: