terça-feira, 11 de novembro de 2014

Significados - alguns elementos de Semântica


Bom dia, meu povo, tudo bem por aí ?

Hoje vamos falar um pouco sobre o significado, estudo consagrado a um ramo da língua chamado Semântica (o estudo dos significados).

Existem alguns elementos que podemos conhecer melhor para os estudos nos ensinos fundamental e médio, ou até mesmo para universitários que estudam a língua.

Vamos a eles ?


Bem, primeiramente, quando falamos de significado das palavras, podemos pegá-las no seu sentido literal (o sentido básico, primeiro), chamado de denotativo, ou em seu sentido mais figurado, metafórico, chamado de conotativo.

Se dizemos prefiro comprar o frango sem os ossos, estamos usando a palavra ossos no seu sentido primeiro (partes do esqueleto), e isto se chama denotação.

Ao falarmos que acordar cedo são ossos do ofício, a palavra ossos aqui está sendo empregada num sentido figurado. É lógico que não falamos de esqueleto nesta frase, mas sim que acordar cedo é algo difícil; usamos ossos para dizer que é uma ação dura de ser realizada, mas precisa ser feita. Neste caso, o sentido é figurado, e temos conotação.


Além destas duas noções básicas, podemos falar de outros termos semânticos básicos:


Sinonímia fenômeno que indica que dois ou mais vocábulos têm significados muito próximos, semelhantes. Se levarmos o assunto de maneira muito rígida, podemos dizer que sinônimos perfeitos não existem, pois sempre há um que se encaixa melhor em determinada situação do que outro.

Por exemplo, dizemos que branco e alvo são sinônimos, e é correto, são duas formas de definição da ausência de cor. Mas usamos normalmente compramos uma camisa alva para o casamento ? Claro que não, neste caso, a palavra branca cairia melhor. Alva é usada numa sentença mais elaborada, talvez na poesia ou num texto mais erudito; já para o dia a dia ficaria no mínimo estranho...


Antonímia → palavras que possuem significados que se opõem. Quando comparamos os pares alto/baixo, grande/pequeno, entrar/sair temos antônimos, pois as palavras mostram dois extremos de uma mesma qualidade ou ação.


Paronímia → dizem-se parônimos os vocábulos que se assemelham na forma e na pronúncia, e que podem ser confundidos no seu significado por isso. O par cumprimento/comprimento é um exemplo. Cumprimento é o ato de se saudar, cumprimentar alguém, enquanto comprimento é uma das medidas, que se opõe à largura. Os parônimos causam muitos problemas, e várias vezes vemos pessoas que não sabem a diferença entre iminente/eminente, inflação/infração, absolver/absorver, entre outros. Faremos um tópico para falar deles num outro dia...


Homonímia → homônimos são vocábulos que são iguais na pronúncia (homofônicos), na escrita (homográficos) ou em ambos (homônimos perfeitos). Os homofônicos têm grafias diferentes, os homográficos têm pronúncias diferentes e os perfeitos são exatamente iguais, e somente podemos distinguir o significado destes últimos pelo contexto. Exemplos dos três:

Homônimos homofônicos e heterográficos: sexta (numeral), cesta (substantivo)
Homônimos homográficos e heterofônicos: colher (verbo), a colher (substantivo)
Homônimos perfeitos: ser (substantivo, como ser humano), ser (verbo)


Hiperônimos: são palavras de significado mais abrangente num grupo de significados semelhantes. Por exemplo, veículo é todo meio de locomoção, tem um significado bem abrangente, dizemos que ele é hiperônimo de carro, barco, avião, bicicleta, pois estes têm significados menos abrangentes. Todo carro é um veículo, mas nem todo veículo é um carro.


Hipônimos: seguindo o raciocínio acima, os vocábulos de significado menos abrangentes são os hipônimos. Então carro, barco, avião e bicicleta são hipônimos de veículo.

E o jogo não para por aí. Podemos dizer que veículo é hiperônimo de carro, que carro é hiperônimo de fusca, e que fusca é hipônimo de carro e de veículo, está bem ? Uma palavra pode ser hiperônimo ou hipônimo em relação a outra...


Sem esquecermos de que a semântica trabalha também com o contexto. As palavras têm seu significado denotativo ou conotativo, mas os contextos em que são usadas podem mudar, e muito, seu significado...


Bem, voltamos noutra oportunidade com mais informações sobre a Semântica. Beijos !



Nenhum comentário: