domingo, 16 de novembro de 2014

Jovens, vocês conversam com seus pais ? Pais, vocês ouvem seus filhos ?



Bom dia, meus jovens padawans, tudo bem por aí ?

Hoje, quero falar seriamente com nossos jovens. Vocês conversam com seus pais ?

O mesmo serve para os pais: você ouvem seus filhos ?


O papel dos pais é educar, e isso implica muitas ações nem sempre muito simpáticas: aos pais cabe orientar, dar limites, perguntar, restringir, dizer muito não e pouco sim, cobrar, serem duros, muitas vezes antipáticos. Os pais não são amigos, são mais do que isso, e os filhos devem ter em mente o respeito e a atenção para com seus pais.

Sei que muitas vezes eles parecem muito chatos aos olhos dos filhos, mas tudo isso vai ser de grande valor no futuro, vocês verão. E os pais não devem ficar preocupados em serem difíceis e de exigir dos filhos, pois isto é o que se espera de grandes pais.


Quanto aos jovens, muita atenção ao que vou dizer: a relação com seus pais está baseada em três pilares essenciais: amor, respeito e diálogo.


Vocês devem amar seus pais, pois eles fizeram de vocês o que são hoje. O tempo, a dedicação, o gasto e o apoio que eles sempre ofereceram a vocês é uma dívida moral que nunca vocês terão como pagar. E eles não vão cobrar, pois fazem isso com amor.


Depois, o respeito. Seus pais, como já disse, não são como seus amigos. A eles cabe a tarefa árdua de serem controladores, muitas vezes duros, chatos, intransigentes, proibidores. E este é o papel deles. Eles devem formar o caráter de vocês, dar os valores morais de que vocês precisam para continuarem firmes na vida, quando eles não estiverem mais por perto.

E vocês devem respeitar seus pais, suas decisões, ouvi-los e acatá-los, porque eles já viveram mais do que vocês e só querem o seu bem. E o respeito é uma via de mão dupla: se quiserem o respeito de seus pais, respeitem-nos !


Terceiro, diálogo. Isto é essencial. Nos momentos felizes, partilhar as informações, os sucessos e as alegrias é muito bom. Nos momentos difíceis, quem poderia orientá-los melhor, sem nenhum interesse, com total segurança ?

Não escondam seus problemas de seus pais, contem a eles, conversem, peçam orientação, e eles com certeza vão ajudá-los. Seus amigos são tão jovens quanto vocês, não têm maturidade ou experiência suficientes para dizer o que é certo e errado com absoluta certeza, mas seus pais podem fazer isso.

E ainda mais, nem sempre os amigos são tão amigos como vocês imaginam. Na hora do aperto, eles caem fora, e quem os ampara ? Os pais, que nunca sairão do seu lado, estejam vocês onde estiverem e como estiverem.

O diálogo é vital na relação entre pais e filhos. E, pais, não pensem que parar para escutar seus filhos é perda de tempo... em alguns minutos vocês podem livrá-los de problemas que podem ser muito graves. Eles precisam de atenção.


Sejam unidos, ajam em conjunto para que todos possam superar as dificuldades.

A adolescência é um período difícil. Muitas ideias e sentimentos fervilham na cabeça dos jovens, e vocês devem concordar que nem sempre vocês são lá muito agradáveis, também.

Os pais devem ter paciência com os filhos, e estes devem ter respeito para com aqueles.


Sigam estas instruções simples e tenho certeza que a relação entre vocês vai melhorar, e vocês serão no futuro grandes seres humanos.


Um beijão carinhoso do velho mestre ! Até mais !


Nenhum comentário: