quinta-feira, 29 de maio de 2014

O Realismo Francês: Gustave Flaubert

Olá minha gente, tudo bem ?

Vamos falar um pouco sobre um autor francês muito conhecido: Gustave Flaubert.

Ele ficou famoso ao lançar seu livro Madame Bovary, em 1857. O livro relata a história de Emma Bovary, moça ingênua, encantada com livros românticos e que sonha em ter uma vida como a dos romances que lia. Casada com Charles Bovary, um médico do interior apaixonado por ela, mas que ela considera enfadonho. A vida simples do campo não encanta Emma, que deseja ter um amor ardente, o que a leva para o caminho perigoso do adultério.

Flaubert foi processado por causa do lançamento deste livro, por atentado grave ao pudor, por falar sobre assuntos que na época eram tabu. No tribunal, após ser questionado de onde ela havia tirado essa história tão depravada, ele declarou ao júri:

“Emma Bovary c’est moi !” (Emma Bovary sou eu !).

Tudo para escapar das acusações.

Flaubert foi um dos pioneiros, na França, do Realismo e tinha uma obsessão pela escrita. Diz-se que ele passava horas, às vezes dias, para criar uma frase de seus romances, que deveria em tudo ser correta e retratar a realidade a todo custo. Ele tinha a ideia fixa do mot juste (a palavra justa, correta), ou seja, que cada ideia ou situação tem as palavras corretas que as descrevem, e que não podem ser substituídas por outras. Isso é que é dar atenção ao texto !!!

Dizem que Eça de Queirós baseou-se para escrever O Primo Basílio na obra de Flaubert, e as histórias são realmente muito semelhantes... leiam Eça também... fica a dica.

Apesar da fama de Madame Bovary, vale a pena ser visto também o romance L’Éducation Sentimentale (A Educação Sentimental), onde há uma crítica à situação política da época, aos costumes burgueses hipócritas e ao romantismo piegas, que é degenerado pelas necessidades da carne e do dinheiro.

Ele também se aventurou num romance histórico, Salammbô, que narra as guerras púnicas do início da era cristã, além de alguns contos.

Que tal conhecer melhor o autor realista francês e sua obra ?


Sugestão de autores, escolas, textos ? Não fiquem aí na inércia, mandem para nós !


Um beijão para todos !







Nenhum comentário: