quinta-feira, 22 de maio de 2014

Meio ou meia ?

Olá, meu povo, tudo bem por aí ? Espero que sim.

Hoje, quero falar sobre um assunto meio complicado... o uso do grupinho de palavras meio, meia. Quantas dúvidas surgem quando temos de usar nossos amigos aí em cima (em cima, contrário de embaixo, é sempre separado, viu ?, fica a dica...).

Então, vamos a alguns conselhos úteis:

Quando meio e meia significam metade, devem concordar com a palavra a que se referem.
Ex.: Comprei meio melão na feira. Dei meia torta para a minha mãe.

Agora, meio é invariável (não muda de forma para o feminino) quando se refere a qualidades e significa um pouco.
Ex.: Meu irmão levantou meio doente hoje. Essa situação é meio delicada.

Doente e delicada são qualidades (adjetivos) e se relacionam à palavra meio (um pouco, no caso, advérbio) sem variação. Ninguém pode dizer que está “meia cansada”... além de errado, dói o ouvido...

Por isso, o certo é:

Agora é meio dia e meia (metade do dia mais metade de uma hora). Se dissermos meio dia e meio, declaramos que é um dia inteiro !!! Afinal, meio dia mais meio dia formam um dia... Assim também funciona meia noite e meia...

E é errado, até absurdo, se pensarmos logicamente:

Minha amiga está “meia triste” com o namorado. Só metade dela está triste ? A outra metade já superou a briga ? Ai, ai, ai... Então, temos de dizer: Minha amiga está meio triste com o namorado, pois é uma qualidade, e temos de usar a palavra meio, invariável...


Mais dúvidas com relação a estas palavras ? Dúvidas diferentes ? Coloquem no nosso espaço. 

Até mais.

Nenhum comentário: