domingo, 1 de maio de 2016

Pronome do caso reto ou pronome do caso oblíquo - qual usar ?



Bom dia, minha gente, tudo bem por aí ?

Vamos tirar dúvidas a respeito dos pronomes que devem ser usados em determinadas circunstâncias, se são os do caso reto (eu, tu, ele, ela, nós, vós, eles, elas) ou os do caso oblíquo (me, mim, comigo, se si, consigo, o, a, lhe, entre outros).

Dúvidas no estilo de É para "mim" fazer ou É para "eu" fazer... Percebem que é um perrengue? E muita gente não sabe o que fazer nessas horas... Mas os seus problemas acabaram!!!

Bem, vamos lá.

Primeiramente, pronome do caso reto, também chamado de pronome sujeito, é aquele que utilizamos como sujeito das orações, os que devem ser usados para conjugar verbos.

Daí já respondemos a uma questão.

Vejamos o exemplo: 

Pegue este caderno para eu anotar as informações. 

Temos um verbo (anotar), cujo sujeito sou eu. Como há verbo e sujeito, só podemos utilizar o pronome reto, e não o pronome oblíquo mim... Não podemos dizer Pegue este caderno para "mim" anotar as informações, porque "mim" não realiza as ações...

Do mesmo modo, siga o próximo exemplo:

Comprei este presente para mim

Vejam que depois de mim não há verbo, e o pronome vem depois de uma preposição (para), então deve ser o pronome oblíquo, chamado assim por ser sempre objeto, isto é, complemento de verbo. 

Então, Comprei este presente para mim está correto. Não podemos dizer Comprei este presente para "eu", já que eu deve obrigatoriamente conjugar verbo.

Portanto, nunca mais digam frases como as abaixo:

Deu para "mim" ver o filme ontem.
É para "mim" chegar cedo amanhã.
Arrumei dinheiro para "mim" comprar um celular novo.

Mas:

Deu para eu ver o filme ontem.
É para eu chegar cedo amanhã.
Arrumei dinheiro para eu comprar um celular novo.

Certo até aqui?

Outra dúvida comum é se devemos dizer:

Deixe ele falar primeiro ou Deixe-o falar primeiro.

Esta é mais complexa...

Os verbos deixar, fazer, mandar, ver, escutar, ouvir e sentir regem pronome oblíquo, isto é, devem ser seguidos de pronomes oblíquos, mesmo se depois deles houver um verbo, normalmente no infinitivo.
Isto é uma norma que contradiz aquela do pronome reto que deve ser usado com verbos...

Então, na frase acima, o correto é Deixe-o falar, e não Deixe ele falar.

Assim devem ser também os exemplos abaixo:

Vi-os passar pelo corredor do shopping, e não Vi eles passarem  pelo corredor do shopping.
Mande-os entrar na sala, e não Mande eles entrarem na sala.
Faça-a estudar aquela lição, e não Faça ela estudar aquela lição.

Ufa! Estes casos deixam a gente realmente em dúvida, não é mesmo ?

Bem, se estas dúvidas persistirem, não hesitem em me contatar.

Beijos e bom final de semana!


Nenhum comentário: