domingo, 15 de maio de 2016

Funções da linguagem

Bom dia, meus queridos, tudo bem ?


Hoje o assunto é mais voltado aos estudantes, principalmente aqueles que desejam passar em concursos vestibulares ou no ENEM.

A área de língua passa frequentemente por este assunto: as funções da linguagem.

Todos sabemos que, quando se escreve um texto, ele é escrito com um objetivo específico e prioriza um dos elementos da comunicação.

Dependendo disso, dizemos que uma função da linguagem é mais utilizada, sendo que as outras podem também aparecer por lá. Esta função tem como objeto chamar a atenção do leitor/ouvinte, de modo que ele seja tocado e aceite o texto e para que este cumpra seu ensejo comunicativo.

Vamos ver como essas funções ocorrem?

São seis as funções da linguagem:

Função referencial (ou denotativa)

Esta função privilegia a informação, a mensagem. Normalmente ela é vista em textos informativos (científicos ou não), jornalísticos e afins, de natureza mais objetiva.

Esta função é essencial porque, em maior ou menor grau, todo texto carrega informações.


Função emotiva (ou expressiva)

Esta função prioriza o emissor, seus pensamentos, sentimentos e ideias. É mais subjetiva, menos ao pé da letra como vemos na função referencial.


Função conativa (ou apelativa)

Como o nome diz, ela parte de uma apelação, um chamado, que busca tocar o leitor/ouvinte, o receptor, de modo a que ele aceite algo que o texto apresenta.

É muito comum em textos publicitários, em declarações que buscam valorizar o receptor, que é a base desta função.


Função fática (de contato)

Esta função se fixa no canal utilizado. Tenta manter a linha da conversa ou do texto, a interação entre as partes. 

Muito comum na fala, é marcada por expressões que testam se a comunicação está sendo mantida e se o emissor e o receptor estão conectados.

Quando você diz "bom dia!", não quer saber isto; na verdade, só quer manter contato; é um uso da função fática.


Função poética

Fixa-se na mensagem, em sua beleza e expressividade única do texto. Muito comum na poesia, onde o trivial pode ser relatado de maneira diferenciada e bela.


Função metalinguística

Esta função prioriza o código (no caso, a língua). Ela ocorre quando a língua cita a própria língua, ou quando a língua é utilizada para explicar a si mesma. 

Temos função metalinguística, por exemplo, num dicionário, onde os vocábulos do léxico são explicados a partir de elementos da própria língua.


Na verdade, os concursos vestibulares têm muito interesse em verificar se os estudantes conseguem diferenciar e localizar essas funções em textos de diversos tipos, e isto é cada vez mais cobrado nas provas.

Espero ter esclarecido um pouco este assunto. Se houver dúvidas, favor entrar em contato.

Bom final de semana a todos! Beijo!




Nenhum comentário: