domingo, 17 de abril de 2016

Vozes do verbo



Bom dia, minha gente, tudo bem ?

Vamos hoje falar sobre um assunto simples e que alguns ainda têm como desconhecido: as vozes do verbo.

Reconhecer os seus tipos e como eles se estruturam é importante para outros estudos da língua, como análise sintática de período simples com voz passiva, algumas regras de concordância e de regência, entre outros. O português é cumulativo, uns assuntos interferem na aprendizagem de outros, não é mesmo ?

Vamos conhecer as vozes verbais ?

São três as vozes do verbo:

1 - Voz ativa: nesta voz, o sujeito realiza a ação indicada pelo verbo, e é chamado de sujeito ativo.

Exemplo: Os animais pastavam calmamente.

2 - Voz passiva: nesta voz, o sujeito não realiza o fato declarado pelo verbo, mas recebe a ação, e é conhecido como sujeito paciente.

Exemplo: Maria foi vista na porta de casa.

A voz passiva pode ser criada a partir de dois processos distintos, que explicamos abaixo:

a) voz passiva analítica: é criada de forma analítica, isto é, mais longa. Temos neste caso um verbo na voz passiva, formado por uma locução verbal formada por um verbo auxiliar (no caso o verbo ser) acompanhado pelo verbo principal no particípio passado. 

Exemplo: O cachorrinho foi alimentado por sua dona. (o animalzinho rebebe a ação descrita pelo verbo, temos uma locução verbal, verbo na voz passiva - a voz é passiva).

Neste caso, é comum, mas não obrigatório, que o ser que realizou a ação, e que não é o sujeito, apareça na declaração. Ele é introduzido pela preposição por e suas contrações (pelo, pela, pelos, pelas). Este termo é chamado de agente da passiva. Veja bem, ele não é o sujeito, mas realiza a ação quando temos a voz passiva

b) voz passiva sintética: é criada de forma sintética, mais curta. Usamos neste caso o verbo conjugado mais o pronome apassivador "se".

Exemplo: Vende-se casa no campo. (a casa é vendida no campo, ela recebe a ação, é voz passiva).

Observação 1: Quando temos voz passiva sintética, o verbo deve concordar com o sujeito; se ele estiver no singular, o verbo é conjugado no singular; se for plural, o verbo deve ir para o plural. 

Exemplo: Vende-se casa. (sujeito casa no singular, verbo no singular)
                 Alugam-se salas comerciais. (sujeito salas comerciais no plural, verbo no plural)

Observação 2: A voz passiva sintética existe somente se o verbo em questão for transitivo direto, isto é, se for verbo que precisa de complemento sem preposição.

Exemplo: Estudam-se muitas matérias naquele colégio (muitas matérias são estudadas - voz passiva, porque o verbo estudar é transitivo direto, quem estuda, estuda alguma coisa, e o sujeito vem logo depois do verbo).

Já na frase: Precisa-se de empregada, não podemos transformar a declaração em "empregada é precisada"... não há lógica, o verbo precisar é transitivo indireto, precisa de complemento com preposição - neste caso não temos voz passiva, a classificação é outra, que estudaremos noutra ocasião, e o verbo fica sempre no singular).

3 - Voz reflexiva: nesta voz, o sujeito ao mesmo tempo faz e recebe a ação descrita pelo verbo.

Exemplo: A criança sujou-se no parquinho. (ela sujou a si mesma)

Bem, acho que assim temos uma informação básica a respeito deste assunto, não é mesmo ?

Dúvidas, entrem em contato. Um beijo e até mais!!!


Nenhum comentário: